quinta-feira, 8 de junho de 2017

Seu jeito de ser e pensar... Dª Nancy Moncau.




Conhecendo um pouco o jeito de ser e pensar de dona Nancy Moncau.


A Equipe de Nossa Senhora do Silêncio - Manaus, 1997


            Convidada para participar das comemorações dos 25 anos do Movimento em Manaus, achava-me sentada no primeiro banco da igreja, ao lado do Casal Regional, Maria das Graças e Raimundo Encarnação.
            Como chegáramos um pouco cedo, fiquei admirando a igreja, o altar bem ornamentado onde se iniciaria dentro em pouco a Missa comemorativa, o coral a postos e os equipistas chegando com pontualidade.
            No meu íntimo, agradecia a Deus por todas as graças concedidas ao Movimento, às equipes em geral e a nós, Pedro e eu, ao longo da nossa vida conjugal e as que tenho recebido durante a minha viuvez.
            Chamou-me a atenção um pequeno estrado colocado à minha esquerda, um pouco à frente. Para que serviria? Não via que serventia poderia ter em uma importante cerimônia religiosa. Também não perguntei.
            À nossa esquerda, nos bancos ao lado, um grupo de casais gesticulava. Parecia animado, mas o silêncio era completo.
            Ao iniciar-se a Missa, celebrada por D. Luís Soares Vieira, Arcebispo de Manaus, acolitado por vários sacerdotes conselheiros espirituais de equipe, eu compreendi. Minha emoção foi muito grande. Aquele grupo de casais que ocupava os dois bancos à minha esquerda formava a primeira equipe de deficientes auditivos do Movimento, a única no Brasil.
            De pé no estrado, um jovem transmitia por sinais o que ia lendo no texto da Missa. Na hora da homilia, uma jovem o substituiu. Ela ouvia bem e transmitia ao grupo, também por sinais, todo o teor do que ouvia.
            Eu chorei. Fiz o possível por chorar discretamente, mas chorei.
            E a Missa continuava. Eles rezavam, comungaram e depois, alegremente, dirigiram-se para o local bem preparado, onde se desenrolaria a parte social.
            Um desses casais procurou-me acompanhado de uma intérprete. Conversamos um pouco e depois atendi o seu pedido: Queriam tirar uma fotografia comigo.
            A festa terminou, mas o meu espírito ficou ligado no que vira.
            Procurei saber um pouco de sua história.
***
            Há alguns anos, dois padres redentoristas estiveram por algum tempo em Manaus. O trabalho com os surdos-mudos fazia parte de suas atividades missionárias. Pouco a pouco, um grupo foi se formando.
            Sílvio, deficiente auditivo, filho de um casal equipista, fazia parte do grupo e, por sua vez, realizava um trabalho de evangelização junto a outros deficientes, na Igreja Nossa Senhora Aparecida. .
            Yara, a jovem que ao lado de Sílvio colaborou na transmissão da Missa, não era deficiente auditiva e já atuava no meio deles como catequista e professora da Linguagem dos Gestos.
            Casaram-se e decidiram organizar uma equipe como a dos pais do Sílvio, com casais deficientes que conheciam.
            Assim, formou-se em 2 de setembro de 1995 a primeira Experiência Comunitária com deficientes auditivos. Os pais de Sílvio foram os coordenadores porque, dizem eles, "observamos a grande necessidade dos casais surdos-mudos de viverem a sua fé e, consequentemente o seu matrimônio, pela falta de conhecimentos e o difícil acesso a informações que os ajudem nessa vivência". Essa Experiência Comunitária transformou-se em Equipe no EACRE de 1997..
            E, diante dessa equipe que perseverantemente vem vencendo uma barreira considerada por muitos intransponível, pensei nas partilhas que muitas vezes se realizam em reuniões de equipe. Pensei na responsabilidade que têm perante Deus aqueles equipistas que, com toda a naturalidade, desculpam-se das suas omissões nos PCEs ou na participação na vida do Movimento, alegando obstáculos que, com um pouco de esforço e boa vontade, poderiam ser superados.

Oração dos casais surdos a Nossa Senhora do Silêncio
Ó Virgem do silêncio, eis-nos aqui.
O Espírito, no silêncio, gerou em ti o Verbo que se fez carne para morar entre nós.
E no silêncio, esperaste que o projeto de Deus se tomasse realidade, "guardando todas as coisas no teu coração".
Virgem santíssima, que nós possamos aprender contigo a "ouvir" com o coração e possamos transmitir fé, esperança e amor aos nossos irmãos.
Ajuda-nos a contemplar, no silêncio, o amor silencioso de Deus Pai que nos criou de teu filho Jesus que, no silêncio, nos faz revelar a todos o Deus de amor que habita em nós.
Queremos aprender contigo, ó Mãe, o amor, o serviço, a disponibilidade e, como tu, no silêncio, cantarmos o nosso
MAGNIFICAT!


Referência: Moncau, Nancy Cajado. Equipes de Nossa Senhora no Brasil: ensaio sobre seu histórico. São Paulo: Nova Bandeira Produções Editoriais, 2000, p. 186-187.



Um comentário:

  1. Uma linda história, um exemplo para nós ajudar a superar as nossas mínimas dificuldades, pois existem maiores que as nossas. Nossa Senhora de Fátima,rogai por nós!

    Giovani Campos equipe 6 Jacarei-SP

    ResponderExcluir