segunda-feira, 8 de junho de 2015

CRER É SEMPRE QUERER CRER !


A fé é chamada na teologia católica de virtude teologal ou virtude infusa, por tratar-se de algo que o ser humano possui ou é capaz de fazer graças à iniciativa divina. Virtude quer dizer força que torna capaz, mas expressa também um jeito de ser que é conquistado pelo esforço pessoal.

Assim sendo, a fé é o primeiro, o maior e o mais bonito dos dons que Deus concedeu aos seres humanos, depois da própria existência. Mas é também uma das atitudes que melhor caracteriza a pessoa humana como tal. É expressão da liberdade tocada pela graça divina que pode, então, estabelecer com Deus uma relação de amizade, confiança, obediência e compromisso.
Por meio da fé o homem e a mulher de todos os tempos se reconhecem e se assumem como capazes de dialogar com Aquele que é a sua origem e a sua meta.

Pela fé o ser humano se abre a Deus encontrando n'Ele a luz que faz compreender o significado da sua existência sobre a Terra. É ainda na fé que as situações-limite da vida, tais como a doença, a morte, ou o sofrimento --que fazem surgir no íntimo de cada pessoa humana um agudo "por quê?"-- encontrarão o apoio para não tornar-se ocasião de desespero ou revolta.

Poder-se-ia comparar a fé com a janela de uma casa, através da qual entram a claridade e o ar fresco, pode-se contemplar as belezas que existem no exterior, pode-se ver as pessoas e com elas falar amigavelmente, encontra-se inspiração para viver com serenidade e alegria e, até mesmo, pode-se realizar uma fuga em face de um momento de perigo.

Pela fé o ser humano se configura a um modo de viver que não se fundamenta nele mesmo, mas na identidade, na sabedoria e na bondade divinas. No cristianismo tais características são conhecidas por meio da Revelação cujo ponto alto se dá em Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem e veio viver junto da humanidade para abrir-lhe caminhos novos. Nesse caso fala-se de fé cristã que, por tratar-se da amizade, confiança, seguimento e compromisso com Cristo, torna as pessoas capazes de ser no mundo presença que faz diferença, enquanto as caracteriza como seguidoras d'Ele e atualizadoras de seu jeito de ser e agir.

A fé cristã é também um impulso que direciona o ser humano para os seus semelhantes na construção da fraternidade e da solidariedade. Portanto, nunca é cômoda nem individualista, estática ou voltada apenas para as realidades espirituais. Ela comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores e deixar a Terra um pouco melhor.

A consciência de que o mundo com sua beleza e diversidade saiu de Deus e foi presenteado aos seres humanos para o seu conforto e cuidado, nasce também da fé cristã, que faz ver a natureza como um dom de amor a ser acolhido com gratidão e uma preciosidade a ser preservada com respeito.

Por fim, a fé cristã favorece a compreensão de que a morte não é a última palavra para o ser humano, que pode acreditar na vida eterna e esperar a ressurreição.
Não se pode negar que embora a fé seja um dom, é igualmente uma tarefa, que cada pessoa assume livremente para fazer crescer e frutificar referenciais sólidos, na sua própria vida e para os que estiverem ao seu redor.

A fé se alcança como realidade permanente e que caracteriza a existência de uma pessoa por meio da decisão de crer em cada situação concreta da vida. Não se trata de uma decisão a que se chega como consequência necessária depois de percorrer algumas etapas. Crer é sempre querer crer !

Na Encíclica Lumen Fidei (A Luz da Fé), do Papa Francisco, há uma brilhante definição da fé como algo que faz toda diferença para a existência humana: "a fé não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite, e isto basta para o caminho" (n. 57).

Desde essas considerações se pode dizer que a fé é uma realidade extremamente útil e necessária para que a vida encontre a sua meta, seja menos dura, torne-se fecunda pelo exercício da verdade e do bem e exale, ainda no tempo, o perfume da eternidade, e pela qual vale a pena empenhar-se.

Padre Edinei Evaldo Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário