quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ENS PARTICIPARÁ DE SÍNODO DOS BISPOS

O Casal Responsável da Super Região (CRSR) foi escolhido pelo Vaticano para participar, em outubro próximo, do Sínodo dos Bispos sobre a Família, encontro que reunirá 253 pessoas, entre elas 114 presidentes de conferências episcopais, para debater com o Papa Francisco.

A dentista Hermelinda Zamperlini, 61 anos, e o engenheiro químico Arturo Zamperlini, 65 anos, foram escolhidos por serem coordenadores nacionais das Equipes de Nossa Senhora (ENS), movimento católico fundado em 1938, na França, e que chegou ao Brasil nos anos 50.

Eles representarão mais de 20 mil casais brasileiros que participam do movimento leigo e terão no Sínodo o papel de auditores, ao lado de outros 12 casais de todo o mundo. Irão para acompanhar os trabalhos dos bispos, podendo falar em algumas ocasiões, mas sem direito a voto.

“Será uma experiência enriquecedora. Uma grande honra que, confesso, nos pegou de surpresa”, disse Hermelinda, que soube da “convocação” ontem, após ser publicada no site do Vaticano.

Ao lado de quatro religiosos brasileiros, eles serão os únicos representantes do país no Sínodo, que é um instrumento pelo qual o papa debate um tema específico com bispos do mundo.

Neste caso, Francisco irá aprofundar o tema: “Desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
O Sínodo, que será realizado de 5 a 19 de outubro, tem por finalidade “propor ao mundo de hoje a beleza e os valores da família, que sobressaem do anúncio de Jesus Cristo que afasta o medo e sustém a esperança”, informou o Vaticano por meio de nota.

O Brasil será representado pelo cardeal-arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Raymundo Damasceno Assis, nomeado pelo papa Francisco como um dos três presidentes-delegado do Sínodo.

Além dele, irão os cardeais-arcebispos Orani João Tempesta, do Rio de Janeiro, e Odilo Scherer, de São Paulo, mais o eparca Edgard Amine Madi, da Eparquia Maronita de Nossa Senhora do Líbano (SP).

Com 41 anos de casados, 21 deles dedicados às Equipes de Nossa Senhora, três filhos e uma neta, o casal Zamperlini será no Sínodo um exemplo para superar um dos maiores desafios do mundo: a desestruturação familiar.

“Essa é grande missão que une a Igreja e os leigos. A família é a base de tudo, o início de tudo”, disse Hermelinda.

(Fonte: www.ovale.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário